GML

GML

sexta-feira, 2 de maio de 2014

A Guarda Municipal de Lagarto e a Imprensa



Dizem que elogio de boca própria é vitupério a si mesmo. Assim, julgamos ilógico criar e manter sítio na internet para louvar a nós mesmos, simplesmente por cumprir aquilo que temos por obrigação fazer.

Todavia, também não cremos salutar deixar de registrar nossa versão sobre a divulgação de certos fatos – principalmente aqueles obscuros ou tendenciosos. Defender nosso ponto de vista, face publicação controversa ou nociva à reputação da Guarda Municipal de Lagarto – GML, parece-nos tão natural quanto respirar fora d’água.

Daí não nos identificarmos como portal exclusivo de divulgação de ações da GML. Não somos arauto de nós mesmos, repetimos. Tal pretensão redundaria em corolário da máxima que abre este texto. Porém, não abrimos mão de interpretar e esclarecer fatos e versões que nos dizem respeito.

Mutatis mutandis, não nos passou despercebida certa mudança conceitual que, de uns tempos para cá, portais noticiosos locais deram a matérias dedicadas à Guarda Municipal de Lagarto.

Atualmente a abordagem jornalística das atividades cotidianas da GML vem obtendo tratamento isento e apartidário nos diversos veículos que cobrem a região. Louvável. Talvez esta mudança de enfoque seja decorrente da nova orientação republicana aplicada sobre o modelo de atuação.

Erros e acertos são comuns, tanto de um lado como de outro, principalmente quando o foco é a prestação de serviço público complexo, no caso a proteção urbana, e o dever democrático de manter a sociedade informada. Vale lembrar que só não erra quem não ousa fazer. Quem se mantém à margem, procurando apenas a condição passiva de plateia, nunca cometerá um deslize. Nós ousamos e fazemos! Não nos portamos como simples espectadores...

Sabemos que nossa Corporação é vitrine das mais lustrosas da Administração. Portanto, sujeita a admirações fervorosas de uns e pedradas desmedidas de outros, conforme o bom humor da sociedade ou o desatendimento a interesses particulares. Entretanto, neste contexto, optamos sempre por defender o grosso da população, mesmo passíveis de interpretações equivocadas. Interesses particulares feridos ou não atendidos serão sempre aquilo mesmo que são: interesses particulares...

Por certo nunca se revestirão de mínimo proveito comunitário de valor. Serão sempre maculados pela pecha de vantagem pessoal para poucos ou de insolente locupletação para alguns. Jamais passarão de tentativas descaradas de privatização da coisa pública. A GML não apoia e nem concorda com isso!

Vale ressaltar que este Blog não aspira substituir sítios tradicionais de divulgação de notícias sobre violência e criminalidade, muito menos suplantar o modelo de comunicação existente na região. Não vivemos disso e nem temos expertise para atuar neste meio.

Pelo contrário! O principal negócio da GML é a pacificação urbana e a construção da paz social. Torcemos para que não haja qualquer tipo de ocorrência ou interferência que fuja à normalidade da vida em sociedade que obrigue nossa intervenção. Antes, queremos uma comunidade tranquila, coerente, vivendo em harmonia e pavimentando livremente seu caminho para o desenvolvimento. Infelizmente, percalços neste trajeto fatalmente viram notícia.

Assim, esta página não desistirá de publicar notícias relevantes sobre o trabalho edificante da GML, mas se concentrará em postar análises e reflexões acerca da relevância das Guardas Municipais de todo país. Não deixaremos de compartilhar com portais noticiosos da região a produção de notícias de ações - virtuosas ou não – da atuação do dia a dia da Guarda. Até por que a crítica precisa ser independente, aberta a todos e partir primeiramente de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário